Uso do certificado digital como aliado na hora de declarar o Imposto de Renda: saiba quais são as vantagens

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Neste ano, mais de 43 milhões de contribuintes estão obrigados a entregarem a declaração do Imposto de Renda. O prazo começa no dia 15 de março e segue até 31 de maio, conforme anunciado pela Receita Federal do Brasil (RFB). Embora seja uma rotina anual, muitos contribuintes ainda enfrentam dificuldades na hora de realizar a declaração.

Ter um certificado digital do tipo e-CPF, permite tornar esse processo menos burocrático, mais fácil e seguro. Isso porque, não há a necessidade de baixar o programa do IR. Essa tecnologia, que tem validade jurídica, permite acesso à opção de “Declaração Pré-Preenchida” e já importa todos os dados que constam em seu CPF, como por exemplo, informações sobre rendimentos, bens, direitos, dívidas, e deduções.

De acordo com dados da RFB, em 2023, 24% dos contribuintes fizeram a declaração utilizando a pré-preenchida, ano-base 2022. O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido Pinto, explica que utilizar o certificado digital como aliado na hora de declarar seu imposto traz diversas vantagens.

“O prestador de contas terá uma facilidade e clareza maior na hora de preencher a declaração, pois ela já estará previamente preenchida pela própria Receita Federal, reduzindo o risco de cair na malha fina”, pontua Edson Cândido. Ainda segundo o presidente do Sescon-Goiás, ao fazer uso dessa funcionalidade, o cidadão elimina uma série de preenchimentos que podem conter inconsistência ou erros. “Ele evitará problemas com multas e demais penalidades e ainda terá prioridade no recebimento da restituição após as prioridades legais”, afirma.

O uso do certificado digital também é uma vantagem na hora de realizar retificações caso seja necessário. Para que o contribuinte faça correções no documento, ele só precisa retificar o documento enviado inicialmente, o que pode ser feito por meio do portal e-CAC da própria RFB utilizando o certificado digital.

“Nesse espaço, é possível consultar o status da declaração, checar as fontes pagadoras, complementar a declaração de forma simples, além de facilitar processos de retificações, caso haja necessidade, evitando restrições e sanções perante ao fisco”, esclarece Pinto.

Segurança
Com diversos sistemas de segurança extremamente avançados, o certificado digital é uma ferramenta que permite que todos os dados sejam transacionados de maneira totalmente segura, evitando desvios ou vazamentos que podem colocar em risco informações sigilosas sobre sua vida financeira. É uma tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade das informações e proporciona vantagens para o contribuinte pessoa física e jurídica no ambiente digital.

Passo a passo

1- Acesse o portal da Receita Federal, o eCAC, selecione “Entrar com gov.br”;

2- Escolha a opção de login.Você pode utilizar o Certificado Digital para fazer o acesso, lembrando que para validar o acesso é preciso inserir a senha PIN do seu Certificado Digital;

3- Para começar a sua declaração clique em “Declarações e Demonstrativos”, em seguida, “Serviços em Destaque”, e acesse “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Após isso, selecione “Preencher Declaração Online” e escolha o ano;

4- Uma nova página se abrirá com todas as declarações dos anos anteriores e a de 2024 estará no topo como “não entregue”. Clique em “Preencher Declaração Online” e selecione “Iniciar com a Declaração Pré-preenchida”. Crie uma senha ou palavra-chave para acessar a declaração futuramente;

5- Feito isso, é possível ver o resumo de sua declaração, com os dados já preenchidos. Atenção caso apareça um triângulo de alerta com exclamação no topo da tela, isso significa que erros foram encontrados. É importante verificar todas as informações e complementá-las ou corrigi-las caso necessário;

6- Por fim, clique em “Entregar” no menu à esquerda. Em seguida, confira ou preencha os dados de sua conta bancária, atenção pois é por meio dela que você receberá a restituição, caso tenha direito. Agora é só clicar em “Aceito os termos e condições da declaração” e, por fim, em “Entregar declaração”.
No entanto, o presidente do Sescon-Goiás reforça: “Apesar de ser bem intuitiva a modalidade, é imprescindível contar com o auxílio de um profissional contábil para evitar erros e transtornos, sobretudo cair na malha fina”, orienta.