A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia foi, mais uma vez, reconhecida como uma das melhores do país. A certificação, concedida pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), é o selo Top Performer, que considera indicadores assistenciais como mortalidade, infecção, tempo de permanência e utilização adequada de recursos de mais de 800 hospitais de 11 países.
Em 2022 , as iniciativas implementadas na UTI da unidade já haviam sido reconhecidas com o selo Top Performer . Na ocasião, o monitoramento evidenciou que os pacientes que foram internados na UTI do Einstein de Goiânia no ano de 2022 tiveram uma mortalidade 46% menor do que a esperada, de acordo com o perfil de gravidade do paciente. Em 2023, este percentual foi de 48%, número abaixo da média geral dos hospitais que receberam o selo Top Performer no ano.
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho que envolve muito comprometimento, dedicação e um espírito de equipe excepcional”, afirma Felipe Piza, diretor médico do Einstein Goiânia e do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Íris Rezende Machado (HMAP), unidade pública administrada pela organização. Ângelo Antônio Gomes de Carvalho, coordenador médico do Departamento de Pacientes Graves (DPG), que contempla UTI e Unidade de Pronto Atendimento, acrescenta: “É a prova de que, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, somos capazes de oferecer o melhor atendimento possível”.
Para que a unidade de saúde participe da premiação ela precisar ter o sistema Epimed Monitor UTI, que possibilita a gestão e a análise de indicadores de UTI por meio de benchmarking exclusivo e análises preditivas que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, para a certificação, é necessário que as UTIs tenham utilizado o sistema Epimed Monitor durante todos os trimestres do ano de referência (o ano anterior à concessão da certificação), com número mínimo de internações em função do tamanho da UTI e com boa integridade de preenchimento dos dados.
Sobre o Einstein Goiânia
A unidade de Goiânia foi inaugurada em 2021 e é o primeiro hospital Einstein fora de São Paulo. Com 18 mil metros quadrados de área total, pronto atendimento 24 horas, 35 leitos operacionais, terapia intensiva e serviço de transplante de medula óssea, também conta com a primeira plataforma de cirurgia robótica do estado, com 800 procedimentos realizados em 2023. Em 2024, inaugurou o serviço de pediatria, que oferece uma jornada completa de atendimento para casos de alta e baixa complexidade em crianças e jovens.
Além da assistência, a unidade possui um centro de ensino, inaugurado em 2023, com mais de 30 cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e administração hospitalar, além de diversos cursos de curta duração. No mesmo ano, lançou também um centro de inovação, cujo objetivo é desenvolver tecnologias que possam beneficiar o setor de saúde na região.
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi