- 12:57
O Serviço Social da Indústria (SESI) está com cursos online de segurança e saúde no trabalho (SST) na plataforma SESI Cursos. As capacitações são voltadas para preparar as empresas a atender normas regulamentadoras, a tornar ambientes laborais mais seguros e a melhorar a gestão de SST. Os treinamentos são voltados para gestores e trabalhadores da indústria.
Empresas e profissionais interessados podem se matricular diretamente na plataforma. No momento, são ofertados cinco cursos pagos e quatro gratuitos, com carga horária variada – de duas a cem horas. Entre as novidades estão conteúdos voltados à implementação das mudanças que entram em vigor a partir de janeiro de 2022 nas normas regulamentadoras 1 (NR 1), sobre gerenciamento de riscos ocupacionais, e 5 (NR 5), que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Nesses treinamentos, os alunos aprenderão com conteúdos exclusivos de e-learning, e terão acesso a materiais adicionais para complementar os estudos. O acompanhamento com especialistas é feito via chat e fóruns abertos para a troca de informações entre alunos e tutores. Ao fim de cada aula, são feitas avaliações para fixar o conteúdo. No fim do curso, os participantes que assistiram 100% das aulas e estiverem aptos recebem certificado.
“A legislação obriga que gestores e trabalhadores sejam capacitados para implementarem essas NRs e as empresas passam por auditoria para comprovar a participação dos profissionais nesses treinamentos”, explica a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Katyana Aragão.
Além de cursos sobre normas regulamentadoras, há treinamento gratuito para o uso do banco de dados da plataforma SESI Viva+, de inteligência em segurança e saúde no trabalho. Com isso, empresas que são clientes do SESI vão aprender a fazer análises e cruzamentos de informações sobre a saúde dos trabalhadores para planejar ações de promoção da saúde.
Também está disponível gratuitamente no SESI Cursos a série 100% Seguro, de vídeos educativos de SST para os setores de frigorífico, panificação e mineração. Nessas capacitação, não são emitidos certificados.