- 11:52
Em âmbito nacional, o programa social do Sicredi “A União Faz a Vida” já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes em 520 municípios brasileiros. Em Goiás, a Sicredi Celeiro Centro Oeste acaba de assumir o compromisso de ampliar esses números a partir de ações concretas nas regiões onde atua. Só no ano passado, em Mato Grosso do Sul, foram oito escolas atendidas pela cooperativa, impactando a vida de mais de 1.900 crianças. Em 2023, Goiás é foco de atuação e um trabalho que terá início nas cidades de Anápolis e Itaberaí.
Há 59 km da capital goiana, Anápolis é uma cidade pujante que conta com três agências da Sicredi Celeiro Centro Oeste. Com expectativa de crescer junto com a comunidade, a região ainda deve ganhar outras quatro novas agências em 2023. E é nesse cenário que chega o Programa a União Faz a Vida. Visando contribuir ainda mais com o desenvolvimento da comunidade local, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro já ocorreu a formação inicial na Escola Educare. Esse momento marcou o pontapé do programa em Anápolis e que será desenvolvido ao longo do ano de 2023. No total foram 20h de trabalho, que contaram com a contribuição de 17 professoras.
“O programa segue expandido em nossa Cooperativa assim, neste ano, iniciou em Anápolis com a Escola Educare e em Itaberaí no Colégio Susi, seguimos firmando parcerias em toda nossa área de atuação. Nosso foco é oferecer ferramentas criativas para potencializar e viabilizar novas práticas educacionais e consequentemente contribuir com a comunidade estudantil e corpo docente. Transformar nossas comunidades por meio da educação faz parte do nosso propósito e está amparado no 5º e 7º princípios do cooperativismo que é a educação, formação e a informação e o interesse pela comunidade”, afirma o presidente da Sicredi Celeiro Centro Oeste, Jaime Antonio Ror.
A diretora pedagógica da Escola Educare, Gina Camargo Martins de Carvalho, presenciou a ação e falou da importância da formação e do Programa na vida da escola e professores.
“Trabalhando na área da educação sabemos o quanto iniciativas como o União Faz a Vida são importantes e nos valorizam. Essas ações reforçam a proficiência dos alunos levando-os a novos contextos de aprendizagem e também contribuem com o dia a dia dos professores, pois favorecem uma troca muito interessante”, reforça.
Em Itaberaí (GO) a iniciativa aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de janeiro com a formação inicial do Programa a União Faz a Vida, no Colégio Susi. A ação contou com a presença de 20 professoras e até o fim do ano, a cidade deve receber novas ações do “Programa A União Faz a Vida”.
Na ocasião, a coordenadora pedagógica do Colégio Susi, Fabrícia Alves de Freitas, apontou os desdobramentos positivos de um projeto que é referência nacional. “O programa é importante uma vez que possibilita aos alunos terem acesso a novos conhecimentos, práticas e experiências que irão contribuir na formação em quanto ser social, tornando-os cidadãos pensantes, reflexivos e ativos na sua comunidade”, avalia.