Um dos grandes debates recorrentes no mundo é a escassez de água, e mesmo em um país, como o Brasil, que detém 12% da água doce do planeta, isso não deixa de ser tratado com alerta pela sociedade. A falta de água é algo que preocupa a todos, apesar do planeta ser 75% água, 97% dessa quantidade é salgada e apresenta altos custos para se dessalinizar. Já a água doce disponível, concentra boa parte em geleiras, o que impede seu uso.
O último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que se os padrões permanecerem, bilhões de pessoas estarão em escassez absoluta de água doce até 2025. A humanidade condena rios e lagos de forma que estes não têm tempo para se recompor de forma natural.
Com isso, a reutilização de águas, principalmente em fábricas e indústrias, é fundamental para combater a escassez. Para o Gerente de Engenharia do Laboratório Teuto, Carlos Pessôa, o reuso ajuda a economizar e preservar o meio ambiente, além de incentivar os colaboradores.
“O cenário atual mostra pessoas que estão cada vez mais preocupadas com o processo de produção de produtos e serviços e como eles podem ajudar a preservar o meio ambiente, por isso é fundamental as empresas estimularem esse comportamento entre seus clientes e colaboradores”, afirma.
“No Teuto, trabalhamos com os pilares da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. Entre os projetos: Estamos com o de ‘Reaproveitamento De Água De Rejeito De Osmose’. A ação está em ativa há mais de 4 anos, sendo operacionalizada pela equipe da Utilidades, que monitora frequentemente a coleta de dados e acompanha os resultados”, conta o Coordenador de Utilidades, Djalma Carvalho.
Esta operação, segundo o coordenador, contabiliza uma média de 4.600 metros cúbicos por mês, sendo que este número entra com economia no consumo de água potável. “A utilização desta água se dá através do rejeito de Osmose que também é armazenada em quatro tanques de 25.000 Litros, e que é reenviada ao sistema quando os sistemas entram em condição de sanitização”, enfatiza.
“A aplicação desta água de rejeito é utilizada nas Torres de resfriamento das central de água gelada que atende uma unidade produtiva. Com esta ação, a companhia gera economia anual na casa de quase 60 milhões de litros. Além de contribuir com a companhia, com a economia no consumo de água potável, também contribuímos com as políticas ambientais”, finaliza.
Sustentabilidade
O mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Laboratório Teuto, com mais de sete décadas de tradição no mercado, investe continuamente em projetos de sustentabilidade que, de acordo com a filosofia da empresa, visam oferecer mais qualidade de vida à população. Entre as diversas ações com foco em Governança Ambiental, Social e Corporativa (políticas da sigla, em inglês, ESG) está a reserva Follium, uma área de 700 mil metros quadrados, em que preserva as matas ciliares e nascentes da região por meio do plantio de mudas nativas.
Sobre o Teuto – Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiro, pacientes e sociedade, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.