Goiás tem 11 municípios entre os 15 maiores produtores de girassol do País, conforme pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE. Piracanjuba está no topo do ranking nacional. Completam a lista Caldas Novas (4º), Ipameri (6º), Rio Verde (7º), Bela Vista de Goiás (8º), Vianópolis (9º), Joviânia (10º), Catalão (12º), Goiatuba (13º), Buriti Alegre (14º) e Itumbiara (15º).
De acordo com a pesquisa, entre as cidades goianas que se destacaram em produção, de uma safra para outra, estão Bela Vista, que registrou aumento de 314,2% em 2021, se comparado a 2020; Piracanjuba, com crescimento de 100% na produção; além de Buriti Alegre e Caldas Novas, com aumento de 65,9% e 60%, respectivamente.
Para o superintendente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Carneiro, os dados confirmam o quanto é diversificada e importante a produção agrícola no Estado.
“Os resultados positivos não ficam restritos apenas às grandes culturas, como soja e milho. A cada nova safra, Goiás mostra seu potencial na agricultura e ocupa posições de destaque em diferentes cadeias produtiva”, enfatiza.
Topo do ranking
Em Goiás, a safra de girassol deste ano foi encerrada no mês de julho. Com os números alcançados, o Estado se manteve na liderança da produção nacional do grão. Do total de 41,1 mil toneladas cultivadas no Brasil, 21,8 mil toneladas foram em terras goianas. Ou seja, 53,04% de todo o girassol produzido no País.
Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que revelam ainda que a área plantada, em Goiás, girou em torno de 26 mil hectares (30% maior que a safra 2020/2021), com produtividade de 840 quilos por hectare.
“Hoje, além de ser utilizado para a produção de óleo, o grão pode ser usado como farelo para a fabricação de ração. E a tendência é de crescimento e de números ainda mais positivos para a cadeia produtiva do girassol no Estado”, destaca Ricardo Carneiro.
Com informações Empreender em Goiás