Estudo confirma viabilidade do cultivo de morango hidropônico no Distrito Federal

Uma pesquisa realizada nos campos experimentais da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) comprovou a viabilidade agronômica e socioeconômica do cultivo vertical de morango em ambiente protegido. Nos últimos três anos, os agrônomos desenvolveram e validaram um sistema de produção de morango semi-hidropônico, em sacarias verticais, também conhecidas por bag, recomendado para as condições do Distrito Federal.

Protótipo

O protótipo do sistema vertical de produção semi-hidropônica de morango considerou sacarias de diferentes materiais como PVC, plástico preto e plástico branco, além de vários tipos de substratos (fibra de coco, arroz carbonizado e areia lavada) e formulações para a solução nutritiva.

“Atualmente, o sistema mais comum utilizado pelos produtores de morango do Distrito Federal é o plantio em solo, em canteiro coberto com mulching plástico e uso de irrigação por gotejamento, que resulta em uma produtividade média de 0,8 kg/planta”, aponta o pesquisador Marcos Brandão Braga, agrônomo da Embrapa Hortaliças e responsável pelo projeto de pesquisa, que é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e executado em parceria com a Emater-DF.

Resultados

Terminada a etapa de coleta de dados e informações, os resultados preliminares da pesquisa sinalizam a possibilidade de produzir morango em estufas durante o ano todo, no sistema semi-hidropônico, fugindo da sazonalidade e obtendo elevada produtividade e frutos de boa qualidade sensorial e tamanho comercial.

Fonte: Embrapa

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *