Com o objetivo de facilitar e ampliar o crédito de financiamento para empresários e produtores rurais goianos, a cooperativa de crédito Cresol teve reunião nesta terça-feira na sede da Sudeco, em Brasília, para pleitear R$ 100 milhões de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
“São recursos que vamos operacionalizar para financiar investimentos em Goiás, especialmente no setor rural. Na última safra, por exemplo, tivemos uma demanda de R$ 80 milhões para financiar atividades de produtores goianos”, afirma o Diretor-Superintendente da Cresol, Jefferson Rocha.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, participou da reunião em Brasília.
“As cooperativas de crédito têm condições de ampliar a capilaridade do crédito no Estado e podem atender pequenos e médios empresários e produtores rurais de forma mais rápida e com menor custo. Por isso, a importância de acompanharmos esta solicitação da Cresol, que foi muito bem aceita pela Superintendência da Sudeco e pelos representantes do Banco do Brasil presentes na reunião. Falta, basicamente, apenas assinar o convênio. Isso vai garantir maior acesso aos recursos do FCO para investimentos do setor produtivo goiano”, disse.
Luís Alberto Pereira defendeu que o cooperativismo tenha acesso a pelo menos 20% dos recursos do FCO para financiar investimentos e atividades econômicas no Centro-Oeste brasileiro. “Apenas em Goiás, o nosso setor já responde por mais de 10% do PIB do Estado. Dobrou essa participação em menos de uma década. Podemos aumentá-la ainda mais rápido, com o apoio e fomento certos”, frisou.
Crescimento
Jefferson Rocha afirmou que a Cresol está em pleno crescimento em Goiás. Com sede administrativa em Orizona (GO), tem agências em sete municípios goianos. Até 2024, a previsão é que esteja presente em 11 municípios. Entre eles, Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. “Até 2030 vamos estar em mais de 40 municípios no Estado”, informa o dirigente da cooperativa. Já o Sistema Cresol possui agências em 17 estados brasileiros.
O executivo diz que uma das maiores vantagens da cooperativa de crédito é a sua agilidade e o atendimento personalizado.
“Conseguimos aprovar uma operação de custeio rural em 24 horas, por exemplo”, frisou Rocha.
Com informações Empreender em Goiás