No intuito de levar alegria e sensibilidade ao ambiente hospitalar, o projeto Blitz da Alegria já está preparando artistas para realizarem as ações de palhaçaria, na Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis, até novembro deste ano. Neste contato inicial do projeto com os participantes, o autoconhecimento das personalidades, emoções e potenciais foi uma das preocupações. Realização da Amora Produções Culturais com patrocínio da Blau Farmacêutica, uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, com forte presença hospitalar, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, o projeto teve início no último sábado (1°).
Mais de 60 pessoas se inscreveram e 40 selecionados fizeram a oficina com o idealizador do projeto, o professor e ator Gilbert Diniz. Uma jornada de autoconhecimento e despertar de habilidades, proporcionou a cada um dos participantes construir o seu palhaço, figura central do projeto. “Após outras formações sobre a palhaçaria, esta foi a primeira que foi além das técnicas, nos fez olhar para dentro e descobrirmos este personagem a partir de nossas histórias de vida”, apontou Bruno Queiroz, de 36 anos, que é ator e militar.
“Antes de tudo é preciso estar bem para que faça as outras pessoas bem, dessa forma trabalhamos com o aspecto principal para que consigamos levar nosso melhor em ambientes como o hospitalar”, aponta Gilbert.
A experiência dos participantes com o teatro, circo ou voluntariado, somou-se com suas histórias de vida, profissões e memórias. Um cuidado entre o estado de espírito de quem colocar o seu nariz de palhaço para entrar em cena e estará diante o imprevisível e a interação com os mais diversos contextos dos pacientes, profissionais e familiares.
O próximo passo do projeto é a seleção dos 12 artistas que vão receber um treinamento intensivo para atuar como palhaço doutor dentro do ambiente hospitalar e realizarão mais de 90 horas de visitas, recebendo uma bolsa auxílio de 1,5 mil reais cada artista. “Este suporte financeiro propõe algo além do próprio projeto, de forma que os artistas possam criar oportunidades para a sustentabilidade do seu trabalho”, destaca a produtora da Amora, Francielle Daltrozo.
Investimento
Anápolis está entre os seis municípios no Brasil que contam com plantas industriais da Blau, que se destaca como uma das principais empresas farmacêuticas na América Latina, presente em sete países. A diretora executiva de Gente & Gestão e ESG, Lucilene Scurato, aponta que a seleção dos projetos é norteada por preocupações sociais, ambientais e bem estar para a comunidade onde a Blau está inserida.
“Estamos em duas frentes em favor da vida: levar medicamentos de alta complexidade para os hospitais, e o apoio a este projeto, para levar alegria, acolhimento e humanização”, destaca Lucilene.
Patrocínio
A patrocinadora do projeto é a Blau Farmacêutica, que possui uma planta em Anápolis e tem como objetivo ajudar na promoção de um mundo mais saudável e sustentável por meio de projetos como a Blitz da Alegria. Ao apoiar e incentivar ações como essa, a companhia vai além dos medicamentos de alta complexidade para as áreas de imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, anestesiologia, entre outros, complementando os cuidados com alegria, acolhimento e boas risadas, ou seja, proporcionando uma outra forma de cura e autocuidado, como nesta ação de arte e saúde.
Desde 2021, a Blau tem um Comitê focado em pautas relacionadas ao social, meio ambiente e governança, e segue focada em dar suporte a instituições e projetos filantrópicos, de várias formas. Em março deste ano, a indústria levou os pilotos da StockCar Allam Khodair e Diego Nunes, da equipe Blau Motorsport, para fazer uma visita ao Hospital ACCG Santa Casa de Anápolis.
Idealização
Gilbert Diniz é ator e diretor, com formação de atores pelo TEPA/RS. Fundador e diretor do Núcleo Cênico Gilbert Diniz – escola de formação de ator/clown BH/Betim-MG. Participou de treinamentos com Jeremy James (Theatre Du soleil), Philippe Gaulier (Paris 2005/06), Thomas Leabhart (Paris 2010), Hilary Chaplain (Nova York/USA) e Escola de clown de Barcelona (Barcelona/ ES 2010), através do prêmio bolsa residência artística (FUNARTE).A proposta do Blitz da Alegria surge da pesquisa e experiência do ator e diretor, Gilbert Diniz, que coordenou ações como o “Clínica do Riso”, que em 2005 iniciou parcerias com a Prefeitura de Betim (MG) e expandiu para a Capital mineira em 2008, contando com os atores da Companhia Nós Dois. Entre os anos de 2009 e 2010, surgiu outro projeto desta ideia que é o Plantão do Riso, em parceria com o Sesc nas cidades mineiras de Betim e Contagem.
SOBRE A BLAU – A Blau é uma empresa farmacêutica líder no segmento institucional e pioneira em biotecnologia, com portfólio de marcas próprias de medicamentos de alta complexidade focado em segmentos relevantes da indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia e infectologia, atuando em diversas classes terapêuticas. A Blau possui presença continental, atualmente, em 7 países da América Latina – Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai – e nos Estados Unidos, e possui um moderno complexo industrial farmacêutico, composto por cinco plantas no Brasil.