Lançada para o mercado oficialmente em outubro de 2018, a Aviva completa, em 2023, cinco anos de muitas conquistas, com décadas de experiência e recordes sendo quebrados. Os investimentos anunciados para os próximos anos já passam de R$ 400 milhões. A plataforma de entretenimento é, hoje, detentora do parque aquático Hot Park e dos dois maiores complexos de resorts do Brasil: Costa do Sauípe (BA), que tem cerca de 1.500 apartamentos, seguido pelo Rio Quente Resorts (GO), com cerca de 1.200 apartamentos.
Para esse novo ciclo que se inicia, a empresa também direciona seus esforços para o impulsionamento de sua cultura organizacional, a partir do lançamento de uma campanha publicitária que traz seu time como protagonista. “Devemos o sucesso da Aviva à nossa força de trabalho, formada por pessoas empáticas que entregam experiências a partir de uma cultura de acolhimento. Nós as chamamos de pessoas associadas porque compartilham do nosso propósito de fazer famílias felizes e ampliam este compromisso também para sua própria família, além de nossos clientes.”, afirma Alessandro Cunha, CEO da Aviva. “É por isso que, na campanha ‘Aviva 5 anos’, são estes rostos que estão em destaque. São eles que multiplicam alegria e transportam as pessoas da vida real e do lugar comum para viver experiências fantásticas por meio do nosso jeito de servir”, completa.
Como uma forma de levar a vida mais ‘Aviva’ a hóspedes e visitantes, a empresa já nasceu com o propósito de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza, oferecendo hospitalidade, gastronomia, lazer e diversão. O Rio Quente Parques & Resorts tem seis hotéis cercados de natureza e é abastecido por fontes de águas naturalmente quentes, assim como o parque aquático Hot Park, eleito um dos melhores parques do mundo, contando com mais de 22 atrações para todas as idades em uma área de 55 mil m². A Costa do Sauípe tem quatro hotéis all-inclusive à beira-mar, que refletem a beleza e a cultura da Bahia, além de uma vila temática charmosa com opções de entretenimento e gastronomia de qualidade.
Os números impressionam: são 10 hotéis, 2.700 apartamentos, mais de 3.700 pessoas associadas – como são chamadas as pessoas que trabalham para a empresa – e mais de 2,2 milhões de clientes por ano. Para entender o tamanho desta gigante do turismo, só em sua operação em Goiás, por exemplo, são produzidas de 4,5 a 7 toneladas de comida por dia na Central de Produção de Alimentos própria, que abastece todos os restaurantes do parque e dos hotéis. A gestão é similar à de uma cidade pequena. A frota de 35 ônibus, por exemplo, é própria para atender os cerca de 300 hectares de extensão do complexo goiano.
E, apesar de ser relativamente jovem, a Aviva conta com experiência de mercado acumulada por quase 60 anos, quando foi inaugurada, em 1964, a Pousada do Rio Quente, dando projeção e posição de destaque no turismo nacional nas décadas seguintes. Em 2003, o complexo adotou o nome Rio Quente Resorts, usado até hoje.
No início de 2018, o grupo finalizou a aquisição da Costa do Sauípe e começou a operar o destino, investindo mais de R$ 100 milhões desde então e celebrando o fechamento de resultados deste primeiro ano com lucro, pela primeira vez em 18 anos de operação do complexo. Ao longo destas quase duas décadas, a Costa do Sauípe estabeleceu um marco na hotelaria nacional, puxando uma onda de investimentos no litoral norte baiano. Este resultado positivo já no primeiro ano como parte da Aviva foi também devido à experiência do time que já conhecia o produto e que, em sua maioria, foi mantida após a aquisição.
A partir daí, a trilha de sucessos não parou mais. Em 2019, a empresa teve um mês de julho com receita recorde de R$ 149 milhões e um resultado histórico de R$ 37 milhões só na Black Friday, que teve destinação de parte dos lucros para projetos sociais na Bahia e em Goiás.
A Black Friday, aliás, manteve um crescimento exponencial e faturou R$ 60 milhões em 2021 – sendo R$ 1 milhão em uma hora – e R$ 91 milhões em 2022, quando foi pioneira no mercado de turismo ao introduzir o modelo de live commerce com uma edição especial comandada pela apresentadora Fernanda Gentil. Para a Aviva, usar esta ferramenta favorece uma maior humanização nos processos do e-commerce, que se conecta ao seu propósito de levar entretenimento, sendo uma empresa feita por pessoas e para pessoas. O maior ganho, no fim, é conseguir entregar entretenimento em todo o processo de compra.
Novos modelos de negócio e reconhecimentos
Em 2020, mesmo com a pandemia, foi possível manter entrada de receita graças ao Aviva Vacation Club, que baseia seu negócio em timeshare, modelo que a Aviva foi precursora no Brasil, ainda na década de 1990. Estes clientes fidelizados foram responsáveis por um recorde no índice de satisfação do produto em 2021. Hoje, o clube de férias, que é o maior da América do Sul, com 33 mil famílias em sua base, já é responsável por cerca de metade do faturamento do grupo.
No ano passado, a pandemia já tinha ficado para trás nos resultados da empresa, bem à frente do mercado, que projetava para este ano a retomada de crescimento. O Hot Park superou sua receita de 2019, faturando R$ 122 milhões, e o mês de julho teve resultado histórico para a Aviva, com R$ 155 milhões faturados. O parque aquático, que figura há dez anos entre os dez melhores do mundo pela Themed Entertainment Association (TEA) e conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio Travellers’ Choice da TripAdvisor, contabilizou um total de 353 mil visitantes no acumulado de janeiro a julho deste ano.
As férias de julho também seguiram proporcionando um crescimento significativo e, em 2023, foram responsáveis pela superação de 25% do lucro líquido projetado para o mês. As de janeiro também trouxeram recordes. Com a inauguração da nova atração Turbilhados, o Hot Park teve o melhor mês de janeiro desde que foi inaugurado, em 1997, e o Aviva Vacation Club superou em R$ 19 milhões sua meta para o mês. O primeiro semestre do ano também teve o maior resultado desde 2018, faturando R$ 376 milhões.
O futuro da Aviva
Esta solidez de negócio permite à empresa ir na contramão do mercado, aumentando o parcelamento para 18x sem juros, por exemplo, com base em um planejamento cuidadoso, sem aventuras. A projeção de faturamento da empresa para 2023 é de cerca de R$ 1 bilhão.
E, para o próximo ciclo, a Aviva já está preparando novidades robustas. Serão R$ 300 milhões só no Hot Park Baía das Tartarugas, que será construído na Costa do Sauípe a partir do próximo ano, com entrega prevista em 2027. O complexo baiano concentra grande parte dos próximos investimentos: são R$ 8 milhões na reforma que está sendo feita no hotel Sauípe Resorts Ala Mar; R$ 70 milhões no retrofit do hotel Premium Sol em 2024 e mais R$ 135 milhões na conversão de um antigo hotel no primeiro produto de multipropriedade da empresa, conectado com o clube de férias, que também incorpora o desenvolvimento do InCasa Residence Club, projeto de vila de casas em Rio Quente, já em construção. Em Goiás, também estão sendo feitas atualizações dos quartos do Hotel Pousada, o primeiro do complexo, e o projeto de tematização do Hot Park, que se dividirá em 3 “lands”.
A Agenda ESG do grupo, já bastante robusta, deve ganhar embaixadores ainda mais ativos a partir de 2024, com maior uso da Turminha da Zooeira, grupo de personagens que unificam a Experiência Aviva e levam entretenimento e educação ambiental para crianças e adultos que visitam os destinos.
“Nossos cinco primeiros anos só nos deram motivos para celebrar, uma conquista após a outra. E estamos bastante animados com o que está por vir”, afirma o CEO da Aviva. “Como uma plataforma de entretenimento, este é o principal condutor do nosso negócio. Diversão e alegria são parte da nossa cultura de acolhimento, formada por pessoas empáticas e do bem, empenhadas em servir em um ambiente que impulsiona a colaboração, incentivando novas ideias, ousadia e inovação, para cumprir nosso propósito de fazer famílias felizes, incluindo a nossa. Essa é nossa fórmula de sucesso. Nos próximos anos, o Brasil vai ouvir falar bastante da Aviva, do Rio Quente Resorts, da Costa do Sauípe e do Hot Park”, diz o executivo.
Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=LpFwP3z07dc