Segundo dados de um relatório da Oxford Insights apontados pela Accenture, o uso de Inteligência Artificial (IA) deve aumentar o PIB brasileiro em um ponto percentual até 2035. Diante desse cenário e com o objetivo de disseminar o ensino de tecnologia no país, a Alura, maior ecossistema de aprendizado da área no Brasil, está abrindo inscrições para a primeira edição da Imersão de Inteligência Artificial. Com 90 mil vagas abertas, o curso é gratuito e acontece entre os dias 19 e 23 de junho.
Serão cinco aulas práticas destinadas a pessoas que querem estar à frente das tendências da sua área e se preparar para desafios em um mercado em constante evolução. Durante toda a jornada de aprendizado, os estudantes poderão tirar dúvidas com os colegas de turma e instrutores em uma comunidade exclusiva no Discord, incluindo Guilherme Silveira, cofundador e CIO da escola, que é um dos maiores especialistas no tema no Brasil e que esteve recentemente com Sam Altman, CEO da OpenAI – organização de pesquisas em inteligência artificial responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT; Paulo Silveira, também cofundador e CEO da empresa; e Sérgio Lopes, CTO da companhia.
Segundo o próprio Guilherme, o objetivo da imersão é capacitar pessoas para se tornarem profissionais que tomem decisões informadas sobre como aplicar a IA de maneira responsável em suas carreiras. “Queremos explorar quantas novas oportunidades e evoluções podemos gerar com ferramentas desta categoria, ajudando a especialistas que consigam se adaptar às mudanças constantes do mercado”, afirma.
O executivo também reforça que a coexistência entre essa tecnologia e os humanos é possível e que os líderes do setor tech precisam ensinar sobre como o recurso pode ser benéfico para a sociedade.
“A IA já é uma realidade para a utilização de pequenas tarefas, principalmente como apoio para o aumento de produtividade. Por isso, nossa intenção é a de promover uma compreensão mais ampla das suas capacidades e limitações, permitindo que as pessoas explorem todo o seu potencial”, explica.
Cronograma das atividades
A primeira parte do curso começa com uma aula sobre IA generativa e como usar prompts profissionalmente com o modelo GPT para análise e categorização de críticas de filmes. Já a segunda será dedicada à engenharia de prompts, discutindo como melhorá-los para obter melhores respostas da IA, enquanto a terceira se aprofundará na automação da IA com planilhas, mostrando como informações podem ser puxadas de várias plataformas e utilizadas para criar relatórios úteis.
Em seguida, a quarta introduzirá o conceito de “No-Code” e ensinará o uso de ferramentas como o Zapier para automatizar ainda mais tarefas, incluindo a classificação automática de tickets de e-mail. Na sequência, junto da quinta, haverá uma aula bônus; uma abordará o poder da IA para impulsionar carreiras de marketing, controle de qualidade e geração de imagens e a outra focará na criação de um bot de IA para responder perguntas em determinadas plataformas, como Slack e Discord.
O cronograma do curso também inclui três lives, sendo que uma delas será integrada a um episódio do “Hipsters: Fora de Controle”, spin-off centrado em IA do “Hipsters Ponto Tech”, principal podcast de tecnologia do país. Já as outras terão os seguintes temas: “Descubra como a IA pode impactar seu trabalho e sua vida” e “Próximos passos em IA”.
As inscrições para a Imersão de Inteligência Artificial Aplicada estarão abertas a partir do dia 29 de maio e se encerram em 18 de junho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste link.
Serviço
Imersão de Inteligência Artificial Aplicada
Dia: entre os dias 19 e 23 de junho.
Inscrição: gratuita no site da Alura
Sobre a Alura – A Alura é o maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil. São mais de 1.400 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 500 mil estudantes e 5 mil empresas.
Por meio de sua comunidade colaborativa e ativa que conta com mais de 80 mil pessoas e 200 novas chegadas todos os dias, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais. O ecossistema Alura conta com uma gama de conteúdos, incluindo os notórios podcasts Hipsters Ponto Tech, Like a Boss e Bolha Dev, bem como as unidades de negócio Alura Para Empresas, focada em soluções de educação corporativa; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais PM3. Além da FIAP, instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cyber Segurança e Dados.