Faturamento da indústria tem leve aumento em maio, mas projeção para o ano cai

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga na terça-feira, 20, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor. O estudo indica que em maio de 2023 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresenta aumento em comparação com o mês anterior, com crescimento de 0,3%.

O resultado positivo não alterou a retração do setor de 5,6% na comparação com o mesmo mês de 2022. O Índice também traz a estimativa preliminar do faturamento de 2023, que foi revista pela FGV para baixo, passando a apontar uma contração de 1,0% em relação ao ano anterior. O estudo completo pode ser acesso pelo link.

A nova edição da pesquisa ainda aponta os dados consolidados de abril de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 4,7% menor que o observado em abril de 2022. Os materiais básicos tiveram contração de 1,6% e os materiais de acabamento, diminuição de 9,5% na base de comparação interanual.

“A previsão para este ano sofreu revisão, passando da estimativa positiva de 2% do início de 2023 para uma queda de 1,0% no faturamento da indústria de materiais de construção em relação ao ano passado. São vários os fatores que levaram a FGV a revisar a perspectiva para o setor. Por exemplo, a projeção inicial estava ancorada em uma expectativa de reação mais expressiva da demanda por parte das famílias. Embora tenha ocorrido alguma melhora nas vendas do varejo e na produção da indústria, os resultados ainda estão fracos, com indicadores mostrando elevado endividamento e taxas de juros em patamares elevados. Temos um ano desafiador pela frente e seguimos cientes de que há muito trabalho pela frente a ser feito por todo o ecossistema da construção, inclusive nas interações com o Governo por meio de diferentes canais, em prol do crescimento do setor”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Sobre a ABRAMAT – Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *