A empresa de armazenagem de granéis líquidos Granel Química investirá R$ 65 milhões no pátio intermodal Santa Helena de Goiás, um terminal da Ferrovia Norte-Sul. Na última quinta-feira (29/9), a empresa venceu leilão ofertado pela Valec, do Ministério da Infraestrutura. O edital do leilão prevê a conclusão da obra em 2025, a qual gerará aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos.
Com a vitória, a Granel fará na primeira fase um investimento de R$ 65 milhões no município goiano. Para a construção de um terminal de mais de 10 milhões de litros de capacidade para armazenagem de granéis líquidos. Entretanto, pode chegar a 85 milhões de litros ao longo do período de concessão.
Santa Helena de Goiás está no meio do chamado “cinturão da cana-de-açúcar”, região com a segunda maior produção de açúcar e etanol do País, além de alta produção de biodiesel e commodities agrícolas. Localizada às margens da Ferrovia Norte-Sul, a área da Granel Química tem mais de 41 mil metros quadrados. Contará com plataformas multimodais, para carga e descarga nos modais ferroviário e rodoviário, construídos pela companhia.
Ferrovia Norte-Sul
A Ferrovia Norte-Sul, que a partir de 2023 ligará os Portos do Itaqui no Maranhão a Santos, em São Paulo. Isto possibilitará o abastecimento e escoamento de insumos e produtos do Sul e Sudoeste de Goiás, elevando a escala de movimentação de granéis líquidos.
“O futuro terminal de líquidos de Santa Helena de Goiás, as margens da Ferrovia Norte-Sul, é mais um importante passo da nossa empresa, alinhado com a criação de valor através de posicionamento de terminais multimodais para granéis em áreas estratégicas, capazes de transformar a logística local e oferecer excelência e competitividade em serviços para nossos clientes e para o país”, diz Edson Souki, da Granel Química.
A empresa é associada ao ODFJELL GROUP, um dos líderes mundiais no transporte marítimo e na armazenagem de químicos e outras especialidades a granel. Com mais de 100 anos de operação, o grupo tem atualmente 90 buques tanque e uma rede de terminais na América, Ásia, Europa e Meio Oriente. Operam mais de 16 milhões de toneladas por ano.
Com informações Empreender em Goiás