Anápolis figura a 14ª posição no ranking de competitividade do Centro-Oeste

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Goiás tem 16 municípios entre os 28 mais bem ranqueados na Região Centro-Oeste. Além de Goiânia (1º), estão Rio Verde (6º), Jataí (9º), Catalão (10º), Itumbiara (13º), Anápolis (14º), Aparecida de Goiânia (15º), Valparaíso de Goiás (16º), Trindade (17º), Senador Canedo (18º), Caldas Novas (19º), Planaltina (22º), Águas Lindas de Goiás (23º), Formosa (24º), Luziânia (27º) e Novo Gama (28º).

Apesar de ocupar o primeiro lugar da região Centro-Oeste, Goiânia caiu 9 posições e ficou na 88ª classificação geral. Isto dentre os 415 municípios acima de 80 mil habitantes, que correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes). Apesar disto, a capital goiana ficou em primeiro lugar dentre todas as cidades do Centro-Oeste e em 10º lugar entre as capitais brasileiras.

Mesmo figurando entre os 100 municípios mais competitivos do País, Goiânia registrou quedas em indicadores importantes como qualidade da educação, capital humano, telecomunicações, saneamento, meio ambiente, funcionamento da máquina pública e acesso à saúde. No entanto, conquistou posições em sustentabilidade fiscal, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico.

O ranking é formado a partir da análise de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. O trabalho ajuda prefeituras a mapear os pontos positivos e negativos da relação entre poder público e setor privado.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *