Após abrir a sua plataforma de pesquisa para outras empresas, o Itaú Unibanco firmou duas novas parcerias. Além de Natura e Nestlé, as primeiras marcas externas a fazerem parte do projeto, a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e a Via também passam a dividir a comunidade virtual para a realização de estudos com clientes.
Velocidade
Somente no primeiro semestre de 2021, foram realizadas cerca de 390 pesquisas no hub, criado para apoiar as estratégias de lançamento e mudanças de produtos e serviços e nas comunicações das empresas para os consumidores. O uso do sistema reduz em 50% o tempo médio para chegar à conclusão de um estudo e em mais de 80% o custo quando comparado aos métodos tradicionais.
Criado em 2016 pelo banco, o Lab nasceu para atender à necessidade das áreas que precisavam de mais agilidade para obter resultados de pesquisa em um curto prazo e a um menor custo. Em 2020, foram realizadas quase 900 análises por meio da plataforma. A decisão do banco de abrir a comunidade para outras marcas foi, especialmente, para ganhar em engajamento e troca de experiências.
Aporte de conhecimentos
Para Guilhermo Bressane, diretor de Marketing do Itaú Unibanco, a chegada de algumas das maiores empresas do País ao projeto é uma grande conquista para o aporte de conhecimentos que o banco não possui em outros mercados. “Temos nos validos da inteligência de dados e de recursos como a inteligência artificial para compreender melhor as preferências de nossos clientes e entregar o que eles buscam com mais precisão e qualidade.
Lab
E é nesse contexto que surge o Lab, uma ferramenta inédita no segmento de Consumer Insights que cria um ambiente colaborativo entre marcas, além de potencializar resultados”, explica o executivo. “O cliente que contrata serviços financeiros também consome produtos cosméticos, para casa e de alimentação. Se queremos entender nossos consumidores, precisamos de um olhar holístico, para vê-los de forma integral. Por isso abrir as portas para outras grandes empresas é tão enriquecedor”.
“Ter a voz do consumidor no centro da nossa estratégia é uma dinâmica que tem se intensificado na BRF e a parceria com o Lab nos permite estar de forma consistente e contínua mais perto das pessoas, entendendo melhor seu comportamento. Esse conhecimento é central na nossa tomada de decisões para que possamos entregar soluções mais conectadas às necessidades das pessoas, por meio de novos produtos, ativações ou serviços. Em dois meses de participação no Lab, já ouvimos mais de 4.000 pessoas que nos ajudaram na construção de 16 projetos da Companhia, envolvendo as áreas de Marketing, Inovação e Qualidade. O tempo médio de resposta foi em torno de sete dias, um prazo muito mais ágil”, afirma Marcelo Suaréz, diretor de Marketing da BRF.
Para Flavia Laginha, Gerente Executiva de Marketing da Via, a parceria vai ajudar a entender os hábitos e preferências do consumidor, muito importante para o desenvolvimento de estratégias assertivas para empresa estar mais próxima de seus 97 milhões de clientes. “Esse canal direto com os consumidores na comunidade do Lab vai nos ajudar a aumentar essa conexão, a ter respostas mais ágeis e iniciativas baseadas em cocriação com diferentes públicos”, destaca. De acordo com Flavia, o objetivo também é ter um canal de escuta e ação para melhorar a experiência com as marcas da Via. “Queremos estar mais perto, por exemplo, da Geração Z, ouvi-los e tomar as decisões pautadas no que eles consideram relevante”, conclui.
Parceria de grandes resultados
Colhendo os frutos da parceria, a Nestlé, por exemplo, que integra o Lab desde 2020, registrou uma evolução no número de pesquisas e na maneira como o consumidor passou a ser entendido, a empresa aumentou em 80% o volume de estudos realizados em comparação ao ano anterior e considera que a parceria é ferramenta importante para inserir o consumidor cada vez mais no centro das decisões da Companhia.
Para a Natura, a plataforma tem contribuído para reforçar a mentalidade real time e acompanhar de forma contínua hábitos, necessidades e comportamento do público, para além da velocidade que a ferramenta oferece.
“Ao longo deste ano, seguimos mais de perto temas importantes, como saúde, autocuidado e bem-estar. Os times de Marketing global e local ganharam engajamento ao estarem mais próximos dos consumidores e, assim, tiveram a possibilidade de criar soluções cada vez mais relevantes em produtos, conteúdos e serviços”, afirma Larissa Berbare, líder global de Consumer Insights da Natura. As informações partem da assessoria de imprensa da BRF.
Fonte: Arno Baasch / Agência SAFRAS