O Grupo Nutrisal, localizado em Rio Verde, divulgou recentemente algumas dicas para quem deseja melhorar a nutrição de equinos e consequentemente a saúde dos cascos.
Balanceamento correto
De acordo com a empresa, o balanceamento correto da alimentação, respeitando a fisiologia e necessidades nutricionais, é de extrema importância para a saúde geral, inclusive dos cascos.
Como a alimentação se relaciona com a saúde dos cascos?
Segundo o Grupo Nutrisal, a alimentação adequada ajuda a minimizar o risco de acidose ruminal, pois esse distúrbio afeta negativamente a saúde dos cascos.
Nesse caso, é necessário que o produtor utilize aditivos alimentares que promovam o reforço do sistema imunológico e a saúde dos cascos.
Melhores resultados
De acordo com artigo de autoria do médico veterinário e Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso, a prática alimentar deve adaptar-se aos novos conhecimentos da nutrição equina, com o objetivo de assegurar melhores resultados em matéria de saúde, resultados de provas e rentabilidade.
Para Gobesso, deve-se duvidar daqueles que apresentarem manejos, porções ou fórmulas miraculosas, ao invés de sugestões racionais, que não agridam e afetem o metabolismo normal do animal.
Equilíbrio
Dessa forma, tudo que o cavalo gasta deve ser reposto, assim se manterá o equilíbrio. Os balanceamentos são necessários entre concentrado e volumoso. Quando o cavalo inicia a atividade física, há um aumento da atividade muscular. Os músculos precisam de energia para se contrair.
Assim, a capacidade atlética dos cavalos de corrida e de salto são determinadas pela capacidade do seu aparelho circulatório e respiratório, seu estado hematológico, assim como da integridade do seu sistema muscular e esquelético. Através de treinamento, o rendimento dos distintos órgãos e tecidos é mantido ou melhorado. A alimentação cria a base necessária para estes processos.
Fonte: Comunicação/ Grupo Nutrisal;
*Com informações do artigo do professor Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso, publicadas no site Cavalus.